O início do futebol em Bambuí: O chamado futebol “association” começou a ser jogado em 26 de outubro de 1863 na Inglaterra. Mas só chegou ao Brasil em 1894 pelas mãos e pelos pés de Charles Miller, brasileiro filho de ingleses que estudavam em Southampton e nas horas de folga jogavam futebol. Quando retornou ao Brasil trouxe duas bolas e as regras do futebol e passou a praticar aqui essa modalidade de esporte. Em Bambuí o futebol chegou em 1915 quando o Sr. Sinfrônio Tôrres retorna à terra natal vindo de Ouro Preto onde se formou farmacêutico. O jovem Sinfrônio quando estudante teve oportunidade de jogar futebol pelos times da capital. Considerado “bom de bola” era conhecido pelo apelido de “Romão”. Aqui chegando, trouxe consigo o gosto pelo futebol e fundou o Bambuí Footbol Club.
Essa primeira equipe de “footbol” contava com os seguintes elementos: João Galipe, Ferraz, Antônio Porto, Ademar Lima, José Galipe, Dias, Clarimundo Chaves, José Davi, Modestino Magalhães, Sinfrônio Torres, Samuel Guimarães e Protázio. Esse grupo tornou-se conhecido em toda a região oeste do Estado tornando famosa a pequena Bambuí.

O Bambuí mandava seus jogos no “Campinho Vermelho”, primeiro campo de futebol que ficava pouco acima da estação ferroviária. Temos notícias da existência dessa equipe até pelo menos o ano de 1934 quando atuou em Piuí tendo empatado em 1 a 1 com uma equipe local. Em Dezembro de 1928 foi criado o Club Náutico de Bambuhy. O Jornal A Defesa nº.12 de 28-04-28 destacou a notícia da partida disputada pelo Club Náutico de Bambuhy contra o Aterradense Foot-Ball Club de Luz, tendo saída vencedora a equipe de Bambuí por 1 a 0. O juiz da partida foi o Sr. Sinfrônio Tôrres. 
Neste mesmo jornal encontramos as finalidades do Club “Náutico” de Bambuí: “Instituição de finalidades cada qual mais edificante e nobre, pois tanto procura nos seus salões de baile o convívio do nosso ‘set’ social, como também no ‘ground’ e em Lagoa da Pedra incita e anima na cultua physica o vigor, a destreza e a robustez de sua mocidade, que joga o remo, pratica o nado e cultiva o foot-ball”. A sede do clube ficava na Rua Pe. José Tibúrcio esquina com a Rua Delfim Moreira (Rua José Algusto Chaves, provavelmente na casa demolida que pertenceu ao Sr. Alonsinho).
Outra equipe existente e que não teve vida duradoura foi o Primavera Footbol Club. Deve ter sido fundada em 1920 e suas partidas eram disputadas, em princípio, em um campo situado onde até bem pouco tempo funcionou o campo do Ginásio Antero Tôrres e depois no Campinho Vermelho. Deve ter existido durante 30 anos. Não conseguimos levantar mais informações sobre esta equipe.


FONTE: SILVA, L. J. Bambuí nas Trilhas da Picada de Goiaz: Pamplona, quilombolas e o povoamento do Campo Grande. Bambuí, MG. (Livro+DVD). 2011.

Agradecemos ao professor Lindiomar J. Silva que gentilmente permitiu a reprodução dessa parte do seu livro histórico.

CONTATO

Entre em contato conosco pelo e-mail - josimarodrigues@yahoo.com.br