Bambuí é um município brasileiro do estado de Minas Gerais. De acordo com a estimativa populacional realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 2014, sua população é de 23.759 habitantes. O município tem uma área total de 1455,82 km² e fica a 270 km de distância de Belo Horizonte. O município se localiza no centro-oeste mineiro, próximo à Serra da Canastra, onde nasce o Rio São Francisco. Os acessos rodoviários a Bambuí se dão por meio das rodovias MG-050, BR-354 e BR-262.

História de Bambuí

Tudo começou com a construção de uma estrada, que por falta de recursos foi desativada. A estrada seria completada com o encontro de Araxá. Alguns trabalhadores ficaram cansados e não quiseram voltar para Campo Belo e fizeram um acampamento perto da cidade mais populosa da região Santana do Jacaré, com suas 75 pessoas de origem desconhecida.
Por volta de 1720, o capitão João Veloso de Carvalho se estabelece na região. Sua fazenda não prosperou devido a hostilidades com os índios Caiapós e com negros aquilombados, que expulsaram os brancos da região.
Alguns historiadores acreditam que o nome da cidade, Bambuí, foi dada pelos negros que viviam na região e pertenciam à federação do Quilombo do Campo Grande, sob a chefia do lendário escravo Ambrósio . Essa hipótese é reforçada pela existência de uma cidade de nome Bambuí em Camarões, na África. Outra interpretação do nome da cidade ensina que Bambuy é uma palavra indígena que quer dizer “Rio das águas sujas”.
Reputa-se ao padre Toledo e ao mestre de campo Inácio Correia Pamplona, um dos delatores da Inconfidência Mineira, a organização da expedição oficial que culminou com a conquista da região de Bambuí. Os quilombos do campo grande foram dizimados em uma grande carnificina. Alguns historiadores consideram Inácio Correia Pamplona o fundador de Bambuí.
A povoação de Bambuí floresceu após a guerra com os quilombos e com os caiapós, e se desenvolveu lentamente nas décadas seguintes. Em 1768 foi criada a freguesia de Bambuí, tendo como padroeira Sant’ana, mãe de Maria Santíssima. O estabelecimento oficial da freguesia só se efetivou, no entanto, em 23 de janeiro de 1816 com a concessão do Alvará.
Em 10 de julho de 1886 a Lei n.º 307 conferiu à Vila de Bambuí o foro de cidade. Em 1911, a chegada da estrada de ferro a Bambuí impulsionou seu desenvolvimento.

Hino Oficial de Bambuí


Letra: Jorge Leite
Melodia: Jorge Leite

No oeste do chão mineiro
Surgiu nossa Bambuí
Meu orgulho de brasileiro
É o de ter nascido aqui.

Do São Francisco à grande serra
Dos nossos vales aos nossos montes
Nasceu uma grande Terra
De mui cristalina fontes.

Seu passado foi de glória
Nossos pais deixaram exemplo
Escrevendo nossa História
Edificando o nosso Templo.

Bambuí, tem nas suas matas
Em seus campos e em seus prados
O murmúrio das cascatas
Dos seus rios abençoados.

Do Cruzeiro à Lagoa da Pedra
E ao Poço do Jacaré
Emerge um elo que não se quebra
Sustentando nossa fé.

Lá na roça e na cidade
Trabalhamos com devoção
No caminho da Honestidade
pela grandeza deste rincão.

Nesta terra bambuiense
Onde o sol jorra mais luz
Vive um povo forte e valente
Brasileiros de Santa Cruz!

Bambuí, terra querida
Do nosso coração
Se acaso foi esquecida,
Pedimos o seu perdão.






Hino oficilizado pela Lei n. 934, de 20 de novembro de 1984.




Mapa de Bambuí




Economia


A economia do município de Bambuí está baseada principalmente no setor de serviços, como mostram os dados relacionados ao Produto Interno Bruto, apresentados pelo Instituto Brasileiro de Estatísticas (IBGE), sendo que em segundo lugar se destaca o setor da agropecuária, com um aumento da produção de cana-de-açúcar, devido a implantação da usina de álcool e açúcar que pertence ao Grupo Petrobrás. A produção de café, milho, soja e olerícolas também é expressiva no município, além da criação de gado leiteiro.


Educação

O município de Bambuí se destaca na área de ensino por sediar o maior Campus do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG). A instituição oferece cursos técnicos e superiores nos períodos diurnos e noturnos. Entre os cursos técnicos pode-se destacar o curso técnico em agricultura e zootecnia que é ofertado pelo IFMG -Campus Bambuí a mais de 45 anos. Os cursos superiores ofertados atualmente são: Administração, Agronomia, Ciências Biológicas, Engenharia de Alimentos, Engenharia da Computação, Engenharia de Produção, Física e Zootecnia. Na área de Pós-Graduação são ofertados os cursos Lato Sensu em Educação Ambiental e em Controle de qualidade na indústria de alimentos. No ano de 2015 será inaugurado o Mestrado em Sustentabilidade e Tecnologia Ambiental. 
        
         O município ainda conta com a Universidade Aberta do Brasil (UAB) que oferece os cursos superiores de Administração Pública, Enfermagem e Pedagogia. O programa Universidade Aberta busca ampliar e interiorizar a oferta de cursos e programas de educação superior, por meio da educação a distância. A prioridade é oferecer formação inicial a professores em efetivo exercício na educação básica pública, porém ainda sem graduação, além de formação continuada àqueles já graduados. Também pretende ofertar cursos a dirigentes, gestores e outros profissionais da educação básica da rede pública.  Outro objetivo do programa é reduzir as desigualdades na oferta de ensino superior e desenvolver um amplo sistema nacional de educação superior a distância. 
       No polo de apoio da UAB - Bambuí acontece o desenvolvimento de atividades pedagógicas presenciais, em que os alunos entram em contato com tutores e professores e têm acesso a biblioteca e laboratórios de informática e biologia. Uma das propostas da Universidade Aberta do Brasil (UAB) é formar professores e outros profissionais de educação nas áreas da diversidade. O objetivo é a disseminação e o desenvolvimento de metodologias educacionais de inserção dos temas de áreas como educação de jovens e adultos, educação ambiental, educação patrimonial, educação para os direitos humanos, educação das relações étnico-raciais, de gênero e orientação sexual e temas da atualidade no cotidiano das práticas das redes de ensino pública e privada de educação básica no Brasil.

Mídia

       
      Bambuí sempre foi reconhecida pelo espírito jornalistico que cerca a cidade. A cada dia surgem novos veículos de comunicação, principalmente, no formato de tabloides impressos. No âmbito da mídia televisiva, a cidade atualmente conta com a TV Bambuí, canal de TV aberta com transmissão ao vivo pela internet. Atualmente é o melhor meio de comunicação da região, apresenta notícias em tempo real em âmbito local, regional, estadual, nacional e internacional. O Canal é dirigido pelos jornalistas Marco Antônio Pereira e Mário Zan Pereira. A Bambuí News é outro canal de notícias que está se destacando com veiculação de entrevistas e programas diferenciados que são exibidos pela internet.      
          No ramo do radialismo, a cidade conta com duas emissoras, sendo uma na frequência FM e outra nas ondas AM. Ambas as rádios são antigas e bastante tradicionais no município. A Rádio Sucesso Bambuí FM, completará seus 20 anos, em 2015. É administrada por Nilo Gonçalves Simão, proprietário do Grupo Transimão. A rádio tem um moderno estúdio e um parque de transmissão de 2500 watts de potência, chegando a mais de 60 cidades da região centro oeste de Minas Gerais. De acordo com informações do site da emissora, a sua missão é "(...) informar, orientar e divertir, por meio de um estilo de rádio popular com responsabilidade social, sempre respeitando o ouvinte e defendendo a cidadania. A Sucesso informa ao público e ajuda a formar opinião. Diverte, instrui, apresenta problemas e propostas de solução. É o papel de um amadurecido veículo de comunicação". É responsável por divulgar a maioria das notícias locais em primeira mão para a população e tem uma programação musical variada. 
          A Rádio Cidade AM tem um caráter mais conservador, com uma programação musical predominantemente sertaneja, passando desde os "modões de viola", músicas de raiz, sertanejo tradicional e sertanejo universitário. É uma emissora pertencente a Associação nos Caminhos de Dom Chaves, coordenada por Jésus de Carvalho Chaves. A rádio também conta com programação católica, retransmitindo o programa "Experiência de Deus", do Padre Reginaldo Manzotti, a Santa Missa Dominical, Consagração à Nossa Senhora Aparecida e o Terço dos Homens de Bambuí. Além disso, a maior cobertura esportiva da cidade é realizada pela Rádio Cidade, por meio dos programas "Bola na Rede", comandado pelo professor Hérlon Teles e o programa "Cidade Esportiva" sob a direção do ex-jogador e ex-dirigente da AEB, Léo Dias. A rádio também é parceira da Rádio Itatiaia e retransmite jornais esportivos e jogos das equipes mineiras nos campeonatos de futebol. Outro diferencial desse veículo de comunicação é o programa "Nas ondas do São Francisco", comandado por Iêda Ester que tem caráter educativo, ambiental, ecológico e incentiva o meio de vida consciente e sustentável.

Fotos de Bambuí-MG



































































Literatura Consultada

BAMBUÍ FOTOS MEMÓRIAS. Hino do Município de Bambuí. Disponível em: <http://bambuifotosmemorias.blogspot.com.br/2011/02/hino-do-municipio-de-bambui-mg.html>. Acesso em: 15 de Dez. 2014.

ENCICLOPÉDIA WIKIPÉDIA. Bambuí. Disponível em: <http://pt.wikipedia.org/wiki/Bambuí>. Acesso em: 12 de Dez. 2014.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Bambuí - Minas Gerais. Disponível em: <http://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/dtbs/minasgerais/bambui.pdf>. Acesso em: 06 de Dez. 2014.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. IBGE Cidades - Bambuí, Minas Gerais. Disponível em: <http://www.cidades.ibge.gov.br/xtras/perfil.php?lang=&codmun=310510&search=minas-gerais|bambui>. Acesso em: 12 de Dez. 2014.

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MINAS GERAIS - CAMPUS BAMBUÍ. Cursos. Disponível em: <http://www.cefetbambui.edu.br/portal/>. Acesso em 10 de Dez. 2014.

MAPS. Google Maps (R. Dos Expedicionários, Bambuí, Minas Gerais). Disponível em:<http://goo.gl/hpGiye>. Acesso em: 14 de Dez. 2014.

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Instituições de Educação Superior e Cursos Cadastrados. Disponível em: <http://emec.mec.gov.br/>. Acesso em: 10 de Dez. 2014.

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Universidade Aberta do Brasil (UAB). Disponível em:<http://goo.gl/VUXsja>. Acesso em: 10 de Dez. 2014.

PREFEITURA MUNICIPAL DE BAMBUÍ. Hino Oficial de Bambuí. Disponível em: <http://www.bambui.mg.gov.br/portal/htdocs/modules/mastop_publish/?tac=Hino_oficial_de_Bambuí>. Acesseo em: 15 de Dez. 2014.

RÁDIO CIDADE AM. Equipe. Disponível em: <http://cidadeambambui.com/>. Acesso em: 07 de jan. 2015.

RÁDIO CIDADE AM. Programação. Disponível em: <http://cidadeambambui.com/>. Acesso em: 07 de jan. 2015.

RÁDIO SUCESSO BAMBUÍ FM. Rádio FM - Missão. Disponível em: <http://www.sucessobambui103fm.com.br/index.php?secao=bambuifm>. Acesso em: 07 de jan. 2015.

CONTATO

Entre em contato conosco pelo e-mail - josimarodrigues@yahoo.com.br