Canastra Esporte Clube comemora 100 edições impressas

O ano de 2018 é especial para o Canastra Esporte Clube. Temos muitas marcas importantes para comemorar junto com você neste ano, querido leitor. Nossa coluna esportiva teve início no mês de junho de 2008, quando foi publicada em um jornal impresso da cidade de Bambuí pela primeira vez. Hoje, alcançamos a marca histórica da centésima edição impressa, que temos o orgulho de ser publicada em parceria com o Jornal Cotidiano, esse veículo de comunicação renomado que circula em mais de cinquenta cidades brasileiras a mais de cinco anos.
História do Canastra Esporte Clube: A nossa coluna esportiva nasceu com um diferencial, há quase dez anos. Escrevo por hobby, na visão de um torcedor apaixonado, principalmente pelo futebol brasileiro e também com uma visão crítica de cidadão, sempre cobrando melhorias e ações do poder público em prol do esporte. O nome da nossa coluna esportiva surgiu em referência a Serra da Canastra, região da qual minha cidade natal está inserida e o complemento do nome “Esporte Clube” faz uma analogia aos times de futebol e também pelo fato de formarmos um verdadeiro clube de amantes do esporte. Durante essas 100 edições impressas, o Canastra Esporte Clube teve o prazer de acompanhar duas Copas do Mundo, completando a terceira cobertura no presente ano. Presenciamos muita coisa boa no futebol mineiro! Presenciamos a conquista do Módulo II do Campeonato Mineiro (2008), Campeonato Mineiro (2016), Campeonato Brasileiro - Série C (2009) e Campeonato Brasileiro - Série B (2017) pelo América Futebol Clube. Acompanhamos a conquista de cinco títulos do Campeonato Mineiro, da Copa Libertadores da América (2013), da Copa do Brasil (2014), da Recopa Sul-Americana (2014) e da Flórida Cup (2016) pelo Clube Atlético Mineiro; acompanhamos a conquista de quatro títulos do Campeonato Mineiro, dois títulos do Campeonato Brasileiro - Série A (2013 e 2014) e o Penta da Copa do Brasil (2017) pelo time do Cruzeiro Esporte Clube. Além das conquistas do Campeonato Brasileiro – Série C pela equipe do Boa Esporte Clube, de Varginha-MG e do Campeonato Brasileiro – Série D pelos times mineiros Tupi, de Juiz de Fora (2011) e Tombense da cidade de Tombos (2014). Minas Gerais tem feito história no cenário nacional esportivo nos últimos dez anos e tivemos a oportunidade de acompanhar e comentar os altos e baixos das nossas equipes de futebol ao longo desse período.
Canastra Esporte Clube resgatando a história dos times de Bambuí-MG: Outro grande diferencial da nossa coluna esportiva em relação as demais do mesmo gênero que são publicadas nos jornais do interior de Minas Gerais é o caráter histórico que começamos a trabalhar em meados de 2011. Começamos naquela época, o projeto denominado “Resgate a História de um Time Bambuiense” e desde então, temos coletado antigas fotografias, recortes de jornais antigos, acervos bibliográficos e digitais. Realizamos entrevistas com torcedores, ex-jogadores e ex-dirigentes dos clubes de futebol bambuiense e procuramos montar esse quebra-cabeça. No decorrer destas 100 edições impressas do Canastra Esporte Clube foram publicadas as histórias do Bambuí Footbol Club (BFC), além de trinta e um capítulos sobre a Associação Esportiva Bambuiense (AEB). Essas histórias, atualmente estão disponíveis e podem ser lidas no blog www.canastraesporteclube.blogspot.com. O resgate histórico continua e sua contribuição é fundamental. Na próxima edição, vamos inaugurar a História do Zíngaro Atlético Clube, publicando o primeiro capítulo sobre o glorioso Lobo do Cerrado. Não Perca! Agradeço mais uma vez de todo o coração a você leitor, pelo carinho, pela interação e por permitir o sucesso da nossa coluna esportiva no interior do Centro-Oeste Mineiro. Canastra Esporte Clube é 10...é 100...é Sucesso. Grande abraço!

CONTATO

Entre em contato conosco pelo e-mail - josimarodrigues@yahoo.com.br